terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Cuidado com a "Direita 7x1"!!!

Fonte: Diário MS
Já fiz dois textos citando indiretamente um termo criado por mim no Youtube, mas como escrever está sendo bem mais produtivo pra mim, não só vou repetir, mas também vou aperfeiçoar a definição "Direita 7x1" e por fim mostrar o problema que ela pode trazer. E pra entender a comparação da chamada Nova Direita no Brasil com a geração que sofreu uma das maiores humilhações da história do futebol mundial em seus próprios domínios, é necessário explicar - principalmente pra quem não entende bulhufas do esporte bretão - as sementes pro vexame histórico.
O ano de 2003, que marca a adoção do formato dos pontos corridos no Campeonato Brasileiro de Futebol, é considerado o início da degringolada geral. Mesmo após um campeão incontestável oriundo do oitavo lugar na primeira fase, passou a se utilizar um discurso que o fim do mata-mata iria beneficiar os clubes de melhor planejamento, além daquilo que considero o mais repulsivo possível: "na Europa é assim" e ponto final, que se lixe a tradição e o contexto daqui. Outro traço preponderante foi a transformação dos gramados de estádios em passarelas, já que os jogadores "desfilam" hoje com cortes pavorosos, chuteiras coloridas, brincos, e várias coisas que um macho não usaria. Enfim, muito marketing, muita pluma, muito paetê, pra no final das contas se esquecer do principal: futebol bem jogado. Pra quem observou toda essa série de erros cometida ostensivamente, soube muito bem que a vitória elástica dos "chucrutes", com direito a gol do contestado Khedira, foi uma tragédia anunciada.
No mesmo ano do "Mineirazzo", surgiu do nada uma Direita (pra ser bondoso, pouparei as aspas) jovem, muito cheia de frescuras, edição de vídeo primando por tudo do bom e do melhor (nada contra, ok?), treinada em institutos estrangeiros de procedência duvidosa. Tudo que vem deles parece muito bem feito, embasado, educado, e por aí vai, mas da mesma forma que a geração do 7x1, se esqueceram do fundamental. E não foi por falta de aviso... as conversas de Kim Kataguiri com o Olavo de Carvalho tão aí no Youtube, é só ver.
Enfim, prezaram tanto por coisas secundárias que, na patética "marcha para Brasília", jogaram fora a oportunidade nobre de "dar alegria ao povo", oportunidade essa conquistada da maneira mais improvável possível, confiaram (ainda confiam) apenas em si mesmos, e não nas palavras sábias do "astrólogo", que mostrava o caminho certo a ser trilhado. O resultado não poderia ser outro, senão um belo 7x1 empreendido pelo Estamento Burocrático, que conseguiu cooptar essa Direita até para o mundo partidário, inclusive do Foro de São Paulo (sim, há um integrante do MBL no PPS, o partido do Roberto Freire)! Quem imaginaria que Kim Kataguiri iria dar razão ao patético Jean Wyllys e iria se deixar levar pela jogada envolvente dos Khediras do socialismo fabiano? Nesse caso, não posso dizer que era tragédia anunciada, pois eu cheguei a acreditar. E talvez até acredite, caso consigam trocar suas chuteiras coloridas por chuteiras pretas e assim o façam com sinceridade de coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário